terça-feira, julho 12, 2005

Teste de QI

Tenho confessar que este inquérito foi um verdadeiro sucesso de audiências, com 19 pessoas a darem-se ao trabalho de responder. Estou emocionada, e muito agradeço ao meu gigantesco auditório. Eu não mereço...
Feita a pergunta, tirada de um teste de QI, que pedia a conclusão lógica à questão:
"Há 30 anos levava um trabalhador 5 horas para fazer uma cadeira, e hoje leva 30 minutos"
35% responderam que - "O Homem está mais industrializado"
15% responderam que - "As cadeiras têm um ciclo de vida curto"
45% responderam que -"A produtividade aumentou"
5% responderam que -"Os trabalhadores têm mais tempo livre"
A resposta é: " A produtividade aumentou". As outras quatro justificações são baseadas em assumpções que não estão obrigatoriamente presentes na questão inicial. Por exemplo,nós sabemos que o Homem está hoje mais industrializado,mas a diminuição do tempo de trabalho de cada cadeira não advém necessariamente disso.
Conclusão: Tal como suspeitava os "dizconversadores" são de QI elevado!
Continuo muito emocionada com a vossa participação em massa...
(agora pensando melhor se calhar é só do calor...)

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não gosto de Carla Bruni ... Mas enfim... tb tenho andando afastado do teu blog e devo-te um almoço ...mereço ser castigado!

É verdade, a produtividade aumentou, mas (andando ao post de Londres) o medo também ... será que ficámos a ganhar? Ou será que no caminho do aumento da produtividade sacrificámos alguns bens preciosos?
Fui ver um filme sobre a cidade de Jerusálem, não me lembro do nome, mas fiquei a pensar: e se não tivessem inventado a religião? Na volta tinha morrido menos gente ... Desde sempre que se morre, se mata e se cometem as maiores atrocidades em nome de "Deus nosso senhor", "Ála" ou outro boato qualquer...
Por mim, Deus só se for o Eusébio, o John Coltrave ou (recentemente descoberto) o Ravi Shankar ... Hasta Siempre

SGTZ (http://aminhamusica.blogspot.com)

2:38 da manhã  
Blogger Miss Xangai said...

Tenho pena que não gostes de Carla Bruni,porque ela gosta de ti!

Continuo à espera do almoço...
Manda notícias

11:09 da manhã  
Anonymous Ozito said...

Lembro-me como se fosse hoje quando estavas a desenhar no pavilhão de Barcelona...bons tempos, quando eramos malucos e rebeldes, agora não passamos de uns escravos da sociedade...achavamos que a vida era facil...mas não é!!
mais uma vez um bjs

AO

2:06 da manhã  
Anonymous Ozito said...

já agora...até gosto desta gaja a cantar!!! a carlita canta bem e é fixe! lololo
bjs

2:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"A produtividade aumentou" na minha imodesta opinião é um sinónimo da questão apresentada e não uma conclusão, e menos ainda uma conclusão lógica (que, por falar nisso, para ser proveitosa e aumentar o conhecimento do que já se sabe, envolve sempre uma assumpção na credibilidade das premissas de que se parte).

Não é possível nos dias que correm continuar a gastar 5 horas a fazer uma cadeira quando hoje o tempo útil de vida de uma cadeira não ultrapassa uns 4 anitos ... Daí que há 30 anos atrás tivesse lógica passar 5 horas a fazer uma cadeira e agora não.

Enfim, sem minorias não há maiorias !

4:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

PS - Gui, Carla Bruni é bom mas na semana em que o DVD de carreira dos Ena Pá 2000 ("20 anos a pedalar na bosta"), um tema desta banda emblemática também seria positivo ...e num certo sentido um enorme "Muito obrigado por tudo, Presidente Vieira" !

4:12 da tarde  
Blogger Miss Xangai said...

Também não acho que seja um sinónimo. Eu pensei que a tradução seria conclusão,porque se antes produzia x e agora produz y conclui-se que Z.Mas acredito que haja melhor.

Quanto a EnaPá2000,vou começar já uma busca na net.Adoro quando dão dicas!

8:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home