domingo, junho 19, 2005

Sto. António2005-o regresso

Desde muito pequena, quando ainda ia nos ombros do meu pai por Alfama acima, que o dia de Santo António tem qualquer coisa de místico. Como se a professora de ballet de então que me obrigava,debaixo das suas sobrancelhas em 'V', a ficar esticadinha durante horas estivesse, por obra de um jesuíta santo casamenteiro, livre de maldade por uma noite, só porque descia a Bica. É verdade que as pessoas de noite se transformam. Assim como é verdade que na primavera "o sangue novo atiça".Mas inexplicavelmente os alfacinhas, provavelmente levados pela transformação na cidade, gozam finalmente do disparate que Deus lhes deu. De tal forma assim é que o ano passado- a meu ver o melhor sto antº de sempre- na mesma noite em que perdemos o jogo inaugural do Euro, 4 mexicanos me perguntaram: "Lisboa é sempre assim?".
E nem é preciso haver nenhum caminho a cumprir. Claro que temos as marchas, a moedinha a lançar na estátua do sto.antº da Sé,caldo verde+sardinhas+arroz doce, e mais a sangria e a música popular. Mas na realidade não temos um objectivo concreto nessa noite. O truque é deambular, e ser deambulado. Sem propósito nem fim à vista. Porque a vida são dois dias, e o sto.antº é só uma noite.

3 Comments:

Anonymous Dárcio Junior - BRASIL said...

Olá tudo bem??

Gostei da Frase "Porque a vida são dois dias, e o sto.antº é só uma noite", realmente parece ser lindo a a festa e a Noite de Santo Antonio ai!!!! Ele deve ter algo mistico!!!!

Uma perguntinha seu amigo brasileiro não entendeu o que é "deambular, e ser deambulado"

Quanto a Eruo Copa, realmente achei uma pena terem perdido ela ano passado,eu estava torcendo por portugal mas não deu. Agora só espero voltar a torce por vocês na Proxima EURO, afinal espero que meu BRASIL vença na ALEMANHA 2006, embora a seleção Brasileira, esteja ruim, quer dizer alterna bons e maus momentos!!!!

Beijos,

Dárcio Junior!!!

4:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nos "Santos", como em tudo, há duas realidades... Enquanto uns aporveitaram a noite para "deambular e ser deambulado", outros assistiam ao vivo à intervenção da PSP e do pessoal das marchas numa carrada de ingleses ...

Duas faces da mesma moeda? Duas realidades? Ou apenas duas formas de divertimento?

SGTZ

6:04 da tarde  
Blogger Miss Xangai said...

Pois é verdade.No ano passado houve esse incidente com os ingleses,que até podiam ter muita razão,mas estavam muito bebâdos.São duas faces da mesma realidade.Tens razão.É preciso saber ver tudo.
Dárcio amigo, deambular significa caminhar sem destino. No Sto António o melhor é andar de conversa em conversa, de arraial(festa popular)em arraial, e ser levado pelo ambiente.Beijinhos

2:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home